Uma pesquisa aponta que o turismo
LGBT no Rio foi responsável por 30,75% da receita para a cidade durante
cinco dias do carnaval de 2014. O impacto econômico total direto para
o Rio de Janeiro com
os gastos deste público foi de pouco mais de R$ 461 milhões, com um
gasto médio diário de aproximadamente R$ 47 milhões. A renda do
carnaval, de acordo com dados da Riotur, foi de R$ 1,5 bilhão.
O estudo aponta ainda um gasto médio
diário do turista LGBT nacional de R$ 302,10 e do internacional de R$
538,82. Considerando que o gasto médio do turista heterossexual é de
R$198,00, nota-se um consumo superior de 50% no caso do turista nacional
e 270% no caso do turista internacional.
O estudo, feito pela Riotur e pela
Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, órgãos da Prefeitura do
Rio, em parceria com o Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo
e Hotelaria
da
Universidade Federal Fluminense (UFF), revela o seguinte perfil:
homossexuais masculinos jovens, com média de 26 anos de idade,
solteiros, com nível superior de escolaridade em sua grande maioria,
renda média de 8,7 salários mínimos.
Sessenta por cento dos entrevistados
utilizaram o avião como meio de transporte para chegar à cidade e, em
média, já visitaram o Rio de Janeiro aproximadamente sete vezes, sendo
que 30% já estiveram na capital fluminense 11 ou mais vezes.
Destino gay friendly
Ao
serem questionados do porque da escolha do Rio como destino, 42%
disseram que por ser um “destino gay friendly”, a cidade os atraiu; se
recomendariam o carnaval carioca, 93,6% disseram que sim. Já 94,6%
garantem que pretendem retornar à cidade.
Em relação ao cálculo de permanência
na cidade, a pesquisa levantou um índice de estada média de 8,8 no caso
do turista nacional e de 12,40 do turista internacional (emcomparação
ao índice de seis dias do turismo heterossexual).
A maior motivação para o turismo na
cidade foi a recomendação de amigos e familiares, seguida pelo
reconhecimento de se tratar de um destino amigável LGBT. No universo
pesquisado, no qual a nota para o Rio de Janeiro como um todo variava de
1 (péssimo) a 5 (ótimo), a média da cidade foi 3,9. E entre as melhores
avaliações dos entrevistados, ficaram os meios de hospedagem e a
hospitalidade. Entre as mais baixas, figuram os preços altos e limpeza
urbana.
Os turistas que mais nos visitaram
vieram dos seguintes países: Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. Já
entre visitantes nacionais, os turistas de São Paulo, Minas Gerais e do
Estado do Rio de Janeiro lideram o ranking de vinda à cidade.
A pesquisa contou com 614
questionários completos e foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e
04 de março. As informações foram colhidas em diversos pontos de
concentração de público LGBT, tais como as ruas Farme de Amoedo e
adjacências,em Ipanema; os blocos TocoXona, Banda de Ipanema e Simpatia é
quase amor; as festas JukeBox, Revolution Party, ToyOz, BITCH + The
Week, Rio Life Style Festival e o camarote CandyBox, no Sambódromo.
Fonte: G1
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