Festival LGBT em Lima exibirá 65 filmes e terá participação do Brasil


20/06/2016:

Antonio Scorza/UOL

Letícia Spiller com o diretor Paulo Vespúcio de "O Casamento de Gorete"
A 13ª edição do Outfest Peru, o festival gay de cinema de Lima, começa nesta segunda (20) com 65 filmes de 19 países, incluindo o Brasil, que serão exibidos até o dia 28.
Serão oito longas, 44 curtas, sete documentários e seis filmes da seção retrospectiva. A maioria dos trabalhos é do Brasil e da Espanha, mas também há filmes da Argentina, do Chile, do Reino Unido e da França, por exemplo.


O Brasil estará presente com cerca de dez produções, entre elas os curtas "Lâmpadas Fluorescentes Sob os Olhos das Cobras Cegas", de Alexandre Estevanato; "Habeas Corpus", de Leandro Afonso; e o longa "O casamento de Gorete", de Paulo Vespúcio e com Rodrigo Sant'anna, Letícia Spiller, Tadeu Mello e Ataíde Arcoverde no elenco.

O diretor do Festival Internacional de Diversidade Sexual e Gênero de Goiás (DIGO), Cristiano Souza, será um dos convidados de destaque do festival, assim como a americana Major Griffin-Gracy, também conhecida como Miss Major, ativista dos direitos dos transexuais, que apresentará um documentário sobre sua vida; e o diretor do curta paraguaio "Zulema", Ángel Molina.


As produções serão exibidas em três espaços, entre eles o Museu de Arte de Lima (MALI), que iluminará sua fachada com as cores do arco íris durante a inauguração do Outfest com o objetivo de sensibilizar as pessoas que passam pela região sobre os crimes de ódio.

O diretor da filial peruana da ONG internacional Aids Healthcare Foundation (AHF), José Luis Sebastián, explicou que a iluminação das fachadas do MALI "é uma forma simbólica de dar visibilidade à comunidade LGTB".

"É evidente que precisamos de uma legislação para protegê-los de todo tipo de atentado e assim evitar situações como o massacre em Orlando. Sabemos que para fomentar o acesso à saúde e as estratégias para a prevenção do vírus HIV é indispensável que os direitos fundamentais de todos sejam respeitados", acrescentou Sebastián.

Durante o festival, a AHF Peru oferecerá gratuitamente ao público a possibilidade de fazer testes de HIV.


Share on Google Plus

SAPALÉSBICA

Espaço voltado para todo publico LGBT e para aqueles que visam igualdade, respeito e amor acima de tudo.Temos como objetivo fornecer informação e entretenimento de uma forma bem descolada Entre em contato conosco através do nosso e-mail oficial sapalesbica@hotmail.com Sigam as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola por aqui!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário